Houve uma época em que possuir um Jeep Renegade era o ápice dos desejos de consumo para muitos, mas questiona-se se tal desejo permanece atual. Este SUV, sem dúvida, já teve seus momentos de glória nos rankings de vendas, mas os tempos mudaram significativamente.

Atualmente, o Renegade, um veículo utilitário esportivo, dificilmente figura entre os dez primeiros nos rankings, levantando questionamentos sobre se o seu anterior sucesso de vendas foi apenas uma moda passageira. Os dados mais recentes sobre a performance de vendas do Renegade revelam essa mudança de cenário.

Em seu auge, o Jeep Renegade alcançou a marca impressionante de terceiro veículo mais vendido do ano.

Jeep carro

Os SUVs, conhecidos por capturar a admiração de um vasto número de consumidores, rapidamente se tornam favoritos quando um modelo novo e atraente é lançado. O Renegade é um exemplo claro, tendo atingido um pico de popularidade em 2021, tornando-se o SUV mais procurado daquele período, especialmente entre os entusiastas do segmento.

Segundo informações da Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, em 2021, o Renegade alcançou 73.913 emplacamentos, posicionando-se como o terceiro veículo mais vendido do ano. Neste mesmo ano, o HB20 da Hyundai liderou o ranking com 86.455 emplacamentos, seguido pelo Fiat Argo, com 84.644.

Renegade sofre queda acentuada no ranking

Passar da posição de SUV mais vendido e terceiro mais emplacado do Brasil para a décima segunda posição em um ano é uma reviravolta drástica, mas foi o que ocorreu com o Renegade entre 2021 e 2022, conforme os dados da Fenabrave.

Os registros de dezembro de 2022 mostram uma queda para 51.398 emplacamentos do modelo naquele ano, indicando uma redução de mais de 20 mil emplacamentos em um intervalo de um ano – um declínio considerável.

Interessantemente, o HB20 manteve sua posição de liderança, com um total de 96.255 emplacamentos, enquanto o Onix subiu para o segundo lugar, com 85.252 emplacamentos. A diferença entre o HB20 e o Renegade ultrapassou os 40 mil emplacamentos, marcando uma desvantagem significativa para o Jeep em um curto período.

O cenário em 2023

O ano de 2023 parece ter trazido uma diminuição ainda maior na popularidade do Renegade, frustrando aqueles que esperavam um retorno do SUV ao top 10 dos mais vendidos.

Em outubro de 2023, o Renegade despencou para a vigésima primeira posição, com um total de 3.249 emplacamentos naquele mês. O Polo liderou o ranking com 11.123 emplacamentos, seguido pelo Onix, com 81.403.

Contudo, observando o total de emplacamentos acumulados até outubro, a situação parece ser um pouco menos desfavorável para o Renegade, que registrou 39.922 emplacamentos, classificando-o na décima quinta posição.

Neste mesmo período, o Polo manteve-se na liderança do ranking, com um total impressionante de 83.050 emplacamentos, indicando uma diferença substancial de mais de 70 mil emplacamentos quando comparado ao Renegade.

Sobre o Jeep Renegade

Jeep-Renegade-vendas

O Jeep Renegade é um SUV crossover subcompacto produzido pela Stellantis sob a marca Jeep. Foi apresentado ao público pela primeira vez em março de 2014 durante o Salão do Automóvel de Genebra, com a produção iniciando no final de agosto do mesmo ano. Até 2022, o Renegade é o veículo de menor porte comercializado pela Jeep, ficando abaixo do Compass. Ele utiliza a plataforma FCA Small Wide 4×4, que também é compartilhada com outros modelos da FCA, incluindo marcas como Fiat e Alfa Romeo.

O modelo padrão do Renegade vem com tração dianteira, oferecendo opcionalmente sistemas de tração integral, Active Drive I e Active Drive Low, ambos acompanhados pelo Sistema Selec-Terrain da Jeep.

O Renegade marca o primeiro produto da Jeep a ser produzido exclusivamente fora da América do Norte e tem sido comercializado nos mercados da América do Norte, Europa, Brasil, África do Sul, Austrália, Japão e China. O veículo é fabricado em Melfi, Itália, com a designação BU/520, juntamente com o Fiat 500X relacionado; em Goiana, Brasil, com a designação B1 (junto com o Jeep Compass e o Fiat Toro); e em Guangzhou, China, sob a codinome BQ.

Os modelos padrão do Renegade possuem tração dianteira, sendo a tração nas quatro rodas disponível nas versões Sport, Latitude e Limited. Nos EUA, a linha é composta pelas versões Sport, Latitude e Limited, todas disponíveis com opção de tração dianteira ou nas quatro rodas, além da versão Trailhawk, que é exclusivamente 4WD.

O Renegade disponibiliza um teto removível de dois painéis My Sky. O My Sky pode ser retraído como um teto solar padrão ou removido completamente para uma experiência ao ar livre mais intensa, similar à do Jeep Wrangler.

Mudanças para 2024

Segundo a Nicole Santana do Garagem 360, o Jeep Renegade foi descontinuado nos EUA e Canadá após o ano-modelo de 2023, seguindo a tendência de diminuição da demanda. 

Continua sendo vendido no México, América do Sul e outros mercados.