O Brasil é um considerado o país com a maior reserva de água doce do mundo, com tanta água disponível em nosso território é um tanto estranho falarmos tanto sobre falta de água e racionamento, não é mesmo?
No entanto, a falta de água e o racionamento já é uma realidade na vida de milhares de brasileiros e tende a piorar.
Este problema já atinge cerca de 60 municípios brasileiros, localizados na região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, as mais atingidas são as cidades abastecidas pelas Bacias dos Rios Grande,Paranapanema, Paraguai e Paraná.
Uma das principais razões para que isso aconteça são as faltas de chuvas, uma vez que, o país registrou o menor volume de chuva dos últimos 91 anos e isso faz com que os reservatórios apresentem um volume de água insuficiente para abastecer toda a população.
Como uma forma de impedir o desabastecimento total da população, algumas cidades já estão adotando o sistema de racionamento.
Veja onde a medida já está em vigor!
Região Nordeste
No estado de Pernambuco 14 municípios da região metropolitana, inclusive a capital Recife já adotaram o racionamento.
No Rio Grande do Norte, a situação é ainda mais grave, pois já são 68 cidades em sistema de racionamento de água.
Região Centro Oeste
Já na região centro Oeste, o Sistema Nacional de Meteorologia emitiu alerta inédito de emergência hídrica para os estados de Mato Grosso do Sul e Goiás.
Região Sudeste
Este mesmo alerta também é válido para os estados de São Paulo e Minas Gerais.
No estado de São Paulo em especial, em maio deste ano a ferramenta da Agência Nacional de Águas que monitora a situação pelo país, chamado de Monitor da Seca, indicava a persistência de chuvas abaixo da média para o período. Além disso, previa também o avanço da seca em São Paulo, principalmente na região localizada no noroeste do estado.
Esta previsão se confirmou, visto que, o estado já está a mais de 3 meses sem um volume de chuva considerável. O que faz com que 16 cidades já enfretem o racionamento de água, que impacta a vida de cerca de 1,3 milhão de moradores no interior de São Paulo.
No entanto, a situação ainda deve piorar nessas localidades, pois a previsão de chuvas para os meses de setembro a novembro, é que chova cerca de 10 milímetros e 50 mm abaixo da média, podendo chegar a menos 100 mm em alguns municípios.
Região Sul
Na região Sul, o racionamento é ainda mais crítico, pois a cidade de Curitiba, capital do Paraná, está com o sistema de racionamento de água desde março de 2020.
Vale lembrar, que os horários do racionamento de água variam de acordo com cada município